Você já recebeu uma proposta de algum hospital para trabalhar em plantões, mas pediram para abrir uma empresa médica? Provavelmente, a resposta deve ser sim e você está aqui para entender mais sobre isso, certo?
Esse assunto pode render várias dúvidas e até mesmo receios. Afinal, quais são as vantagens e desvantagens? Será que tem muita burocracia? O que é necessário fazer?
Então, hoje, nós vamos responder todos esses questionamentos sobre ter ou não um CNPJ para médico. Continue lendo para conferir!
Afinal, é possível abrir uma empresa médica?
Antigamente, se você quisesse abrir uma empresa médica para fazer plantões ou prestar serviços para outros hospitais, seria necessário abrir uma EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada). E o que isso significa?
Basicamente, era preciso investir um capital inicial de, no mínimo, cem salários mínimos para a abertura da empresa médica. Ou seja, algo extremamente custoso para os dias atuais.
Atualmente, o salário mínimo está em R$1.100,00, então, o investimento para começar sua empresa seria de R$110.000,00. Muito dinheiro para quem está começando, não é mesmo?
Mas, felizmente, os tempos mudaram e agora é possível um médico abrir um CNPJ e ser um PJ (Pessoa Jurídica), sem ter a necessidade de desembolsar um valor de investimento alto para abrir uma empresa. Além disso, você pode ter um sócio ao abrir um PJ médica para dividir os custos e prestar serviços em hospitais.
Quais são as vantagens e desvantagens de um CNPJ para médico?
Agora que já sabe que é mais fácil do que parece ter uma empresa médica, precisa entender se é realmente viável para você. Então, aparecem todas aquelas dúvidas burocráticas.
Que valor que vai ser pago de INSS? Qual o custo de abertura da empresa? Qual o custo mensal com o contador? Sim, são várias perguntas e nós sabemos disso. Mas, não se preocupe!
A seguir, você vai conseguir compreender quais são as 3 principais vantagens e as outras 3 desvantagens de ter um uma empresa médica. Veja com mais detalhes logo abaixo.
Vantagens de ter um CNPJ para médico
Um PJ médica pode oferecer mais autonomia e diversas outras possibilidades de trabalhos.
Para compreender com mais facilidade, separamos as principais vantagens de abrir uma empresa médica. Veja:
1. Redução da Carga Tributária
Ao abrir um CNPJ para médico, a redução da carga tributária é bem considerável. Em alguns casos, a alíquota inicial da abertura de empresa médica é de 16%, já para o médico que atua como Pessoa Física é de 27%.
2. Facilidade na relação comercial com o hospital
Os hospitais, em sua maioria, preferem contratar médicos que têm um CNPJ. O motivo disso é porque tem menos custos, ou seja, não terá que arcar com benefícios iguais a um profissional CLT. Aqui, a vantagem está diretamente ligada ao salário.
Para um médico PJ, geralmente, os hospitais oferecem salários maiores. Isso é ‘recompensado’ por não receber os benefícios que um médico em regime CLT apresenta. Cabe analisar se isso faz sentido ou não para realizar seus trabalhos.
3. Flexibilidade nos plantões
A partir do momento que abre uma empresa médica, você garante mais flexibilidade para dar plantões em diferentes lugares, fazer seu próprio horário e ter uma agenda conforme deseja.
Aqui, surge a possibilidade de ter mais liberdade de escolha de onde e quando quer trabalhar. Interessante, não é mesmo?
Desvantagens de ter um CNPJ para médico
Mas, nem tudo são flores, há também alguns percalços ao ter um PJ médica. E para ficar por dentro disso, veja abaixo quais são as principais desvantagens.
1. Sem acesso aos direitos trabalhistas
A principal desvantagem é que, ao deixar a CLT de lado, você perde os direitos trabalhistas que um profissional registrado na carteira tem, como, por exemplo, o FGTS, seguro-desemprego e férias.
Vale lembrar que a aposentadoria não entra nesse quesito, pois mesmo os médicos PJ também têm direito a se aposentar. Fique tranquilo em relação a isso!
2. Não tem direito ao 13º salário
Pois é, ao abrir um CNPJ para médico plantonista, não recebe o 13º salário. Muitos médicos em regime CLT estão acostumados a ter o 13º, porém ao abrir uma empresa, esse benefício deixa de existir.
Isso funciona como um empresário, o qual é responsável por vender seus produtos e serviços, entretanto não recebe o décimo terceiro salário, somente seus funcionários registrados na CLT.
3. Controle financeiro redobrado
Uma empresa médica necessita de muito controle e inteligência financeira. Para médicos, isso precisa ser muito bem executado e efetivo. Afinal, como visto anteriormente, o médico PJ não tem direito ao FGTS, por exemplo. Então, caso o hospital rompa o contrato, é necessário ter um segurança financeira. Se não tiver suas finanças em ordem, terá prejuízos ao abrir um CNPJ para médico plantonista.
Como abrir um CNPJ para empresa médica?
Existe um passo a passo muito eficaz para fazer a abertura de um CNPJ para médico plantonista. Primeiramente, você precisa decidir se vai abrir sua empresa sozinho ou com o sócio. Decidindo isso, vem o próximo tópico.
• Contratação de um contador: o profissional contábil vai fazer um contrato social, para acertar todos os pontos com seu sócio, ver questões de participações de cada médico, entre outros aspectos.
• Registro do contrato social: após feito o documento, o contador irá registrar esse contrato na junta comercial ou no cartório de registro de pessoas jurídicas. Depois desse procedimento, pronto! Você já tem um CNPJ médico.
• Cadastro de registro na prefeitura: para usar a empresa, é necessário fazer um cadastro diretamente na prefeitura da sua cidade para emitir as notas e faturar através desse CNPJ.
Em alguns municípios, é indicado fazer um cadastro na vigilância sanitária e seguir todas as orientações que o órgão exige para o funcionamento de uma empresa médica.
• Registro no CRM: a última coisa que precisa para abrir um CNPJ é o registro no CRM (Conselho Regional de Medicina). Assim como você tem o seu registro profissional, também terá que registrar a empresa médica.
Quais são as obrigações de um médico que tem uma empresa médica?
Ao ser um médico PJ, suas prestações de serviços aos hospitais serão faturadas a partir da emissão de nota fiscal. Por isso, você terá que criar uma conta bancária de pessoa jurídica para receber seu dinheiro.
Para reduzir custos, uma boa alternativa é criar uma conta em bancos digitais, que oferecem tarifas mais acessíveis do que os bancos tradicionais. O Banco Inter, Banco Original e até mesmo a Nubank são ótimas opções.
Abra uma empresa médica com a ContaMais Contabilidade
Agora que você já entendeu as vantagens e desvantagens de ter uma empresa médica é indicado conversar com um escritório de contabilidade.
Nós da ContaMais Contabilidade somos especializados em serviços contábeis e financeiros para médicos. Por isso, entendemos qual é a melhor forma de abrir uma empresa médica e estamos dispostos a te ajudar com isso!
Quer entender mais sobre a abertura de um CNPJ médico e facilitar suas prestações de plantões? Entre em contato agora mesmo com a gente!
Equipe ContaMais.
ContaMais Contabilidade e Finanças