Contabilidade Consultiva

Contabilidade Consultiva

Contabilidade consultiva: você sabe o que isso significa?

Provavelmente em algum momento da sua vida você pode ter se lamentado em pagar honorários contábeis. Afinal, “o contador só entrega guias de impostos para você pagar”.

Realmente isso não é nem um pouco animador. Esse era o serviço que os profissionais contábeis ofereciam, nada mais do que guias para pagar.

Impostos

Impostos

No entanto, ultimamente, o mundo contábil está passando por uma grande transformação. A entrega de obrigações deixa de ser o foco principal dos escritórios contábeis para abrir espaço para a contabilidade consultiva.

Essa evolução se deve principalmente ao crescimento da tecnologia como aliado contábil. Nos últimos anos muitos sistemas surgiram e o contador pode finalmente sair do escritório e entrar na empresa dos seu clientes como um verdadeiro consultor.

Sim, é exatamente assim que se posiciona um contador consultor. A contabilidade é na sua essência um instrumento de auxílio na tomada de decisão.

Mas o que isso significa?

Diante de relatórios contábeis o empresário se vê perdido. Ele não sabe “traduzir” um balancete e não sabe para que serve um balanço patrimonial. Claro que não existe problema nenhum nisso. Afinal o empresário deve entender do seu ramo de negócio e não necessariamente da sua gestão.

E é para isso que contadores são formados, o contador não nasceu para ser “um escravo do governo” como estamos acostumados.

O empresário muitas vezes se encontra em situações difíceis sem saber qual decisão tomar e sem ter alguém que possa o aconselhar.

No entanto a pessoa mais capacitada para isso é o contador, que é a primeira pessoa que ele tem contato no momento que abre sua empresa.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo SEBRAE (clique no link para ver a pesquisa), a maioria das empresas morrem no Brasil antes de completarem 5 anos de vida.

Quais são os motivos para essas mortalidades tão precoces?

Podemos destacar dois pontos que poderiam ser evitados com o auxílio do contador:

  • Plano de negócios
  • Gestão financeira

É possível afirmar que se o contador tivesse realizado seu ofício nesses casos, certamente a maioria dessas empresas teriam um resultado diferente.

A missão do contador

Contador consultor

Contador consultor

Inicia-se um novo momento, passou da hora de contador e empresários andarem juntos.

Através dessa relação de parceria e confiança é possível não só mudar a situação de uma empresa, mas de um país.

Pois empresas saudáveis representam um país em desenvolvimento e crescimento econômico.

O contador é o profissional mais capacitado e pronto para executar essa missão.

A contabilidade consultiva é a medicina das empresas!

Portanto, chegou a hora de revolucionar o mercado e exercer a profissão com responsabilidade e sabedoria.

Curtiu o conteúdo mas ficou com alguma dúvida? Gostou do assunto e quer sugerir novos temas?

Entre em contato conosco.

Equipe ContaMais.