O setor financeiro pode ser uma solução dos problemas financeiros existentes no seu negócio e talvez você não tenha se dado conta disso.
Nós já explicamos aqui por meio de uma postagem e também pelo nosso canal do youtube o que é o departamento financeiro. E agora, se você chegou a conclusão de que sua empresa necessita dessa peça estratégica é possível que algumas dúvidas tenham surgido.
Por isso, vamos te ajudar a entender o que você precisa para implantar uma gestão financeira eficiente na sua empresa.
Então hoje vamos falar dos elementos que você precisa para iniciar esse departamento.
O que você precisa para montar um setor financeiro na sua empresa?
Pessoas:
Essa continua sendo a chave para uma boa gestão financeira. São as pessoas que analisam os dados, elaboram relatórios e ajudam na melhor tomada de decisão.
Contudo é preciso ter muita atenção ao contratá-las pois o financeiro é um dos setores mais importantes da empresa e, por isso, deve contar com gente de confiança e capacitada para exercer esse trabalho.
Sistema:
Investir em um bom sistema é tarefa básica do empresário que deseja mudar os rumos de sua empresa. Pessoas sem sistema resultam em uma gestão com maior probabilidade de erros e muito menos eficaz.
Além disso ocupa o tempo de um funcionário que fica preso em atividades manuais e que poderia estar colaborando para o crescimento da empresa.
Processos:
Um departamento financeiro necessita de processos bem definidos, por exemplo: etapas claras a serem seguidas por toda a equipe e documentos que esclareçam o que deve ser feito em determinada situação.
Estabelecer um processo inicialmente pode parecer algo burocrático e difícil de ser feito. Entretanto apenas através de uma boa logística a empresa ganha agilidade, eficiência e diminui erros. Podemos falar mais para frente sobre como elaborar processos para sua empresa.
Boa comunicação com os fornecedores e intermediadoras:
Ter um bom relacionamento com o cliente final é de suma importância. Por outro lado, saber negociar com quem circunda e apoia o seu negócio não fica para trás.
Fornecedores são aqueles que te auxiliam a vender ou prestar seu serviço. Selecioná-los cuidadosamente e ter um bom relacionamento com eles pode resultar em benefícios como melhores prazos para sua empresa.
Já as intermediadoras geralmente são empresas que ligam você ao seu cliente. Por exemplo, as intermediadoras de cartão de crédito.
Mas onde entra o papel do financeiro nisso tudo? Um bom departamento financeiro consegue negociar prazos de pagamentos de acordo com as necessidades financeiras da sua empresa. Além de avaliar o melhor custo benefício no que se refere aos meios de recebimento.
Ademais, o setor confirma se os valores acordados estão sendo cumpridos, agenda contas a pagar, responde solicitações dos fornecedores, entre outras atividades.
Sendo assim o Departamento Financeiro cuida da saúde financeira da empresa. Ele controla as movimentações financeiras e analisa o fluxo de caixa do negócio, sendo peça fundamental para boas negociações.
Curtiu o conteúdo mas ficou com alguma dúvida? Gostou do assunto e quer sugerir novos temas?
Entre em contato conosco.
Equipe ContaMais.