Terceirizar o financeiro pode mudar os rumos da sua empresa.

Conforme uma empresa cresce as responsabilidades e as atividades rotineiras também aumentam. Isso está longe de ser um problema, afinal o sonho do empresário depois de abrir uma empresa é ver o seu negócio crescer e gerar frutos.

Entretanto, conforme essa mudança ocorre a maioria dos empresários sem notar realizam todas as novas obrigações que surgem resultando em um acúmulo de tarefas.

É difícil saber quais funções delegar, sobretudo aquelas que necessitam depositar um grau maior de confiança no empregado. A gestão financeira, por exemplo, exige pessoas de confiança e capacitadas para exercer essa função. 

Dessa maneira, para evitar “dor de cabeça” o próprio dono realiza esse trabalho ou muitas vezes é deixado de lado.

Contudo de acordo com os especialistas a melhor ferramenta para a gestão de uma empresa, principalmente na época de crise, é ter um controle financeiro efetivo (Veja o artigo completo do SEBRAE “Tempos de crise: saiba como gerir as finanças do seu negócio” clicando aqui).

Tendo em vista essas dificuldades enfrentadas pelos empresários, principalmente os pequenos e médios, surgiram empresas de BPO (Business Process Outsourcing) em uma tradução literal é a Terceirização de Processos de Negócio.

No Brasil algumas empresas já oferecem esse serviço a fim de proporcionar uma liberdade maior ao empresário e, consequentemente, alcançar maiores retornos.

Portanto, BPO é a entrega de alguns processos internos a uma empresa especializada, com o objetivo de permitir que a contratante possa focar exclusivamente na sua atividade fim (principal).

Já o BPO Financeiro é a atividade na qual a empresa contábil fornece serviços que abrangem atividades relacionadas às rotinas financeiras das empresas de seus clientes.

Quais serviços são prestados no BPO Financeiro?

Os serviços de BPO Financeiro ofertados pelas empresas contábeis costumam abranger as maiores dificuldades dos donos de empresa. 

Listamos alguns deles para você entender um pouco melhor como o BPO Financeiro pode te ajudar:

  • Emissão de boletos: seu trabalho passa a ser apenas a negociação com o cliente, depois disso a empresa terceirizada emite o boleto gerando um contas a pagar ou receber em um sistema integrado na nuvem;
  • Emissão de notas fiscais: operações burocráticas costumam tirar bastante tempo do empresário, sendo assim optando pela terceirização você garante mais tempo para realizar tarefas realmente importantes;
  • Controle de contas a pagar: melhor forma de evitar perder dinheiro pagando multa e juros;
  • Controle de contas a receber: ter uma relação de clientes inadimplentes permite que você faça uma seleção dos seus melhores clientes e os que trazem uma maior rentabilidade para o seu negócio;
  • Agendamento bancário de boletos a pagar: a empresa terceirizada fica com a responsabilidade de agendar todas as contas e você só precisa entrar no internet banking para aceitar o pagamento;
  • Conciliação Bancária: saber se o dinheiro está entrando corretamente na sua conta, conferindo taxas de cartões de crédito e débito;
  • Controle de estoque: evita estoque parado, pois estoque parado significa dinheiro parado também;
  • Análise de fluxo de caixa: você passa a ter dados gerados pela sua empresa e, consequentemente, passa a tomar decisões mais inteligentes baseadas em números;

Quem deve terceirizar?

terceirização do financeiro
Terceirização do Financeiro

As universidades brasileiras formam excelentes dentistas, médicos, advogados, engenheiros, etc. mas esses profissionais nem sempre tem a oportunidade de aprender sobre gestão de negócios.

Por essa razão o BPO Financeiro torna-se a maneira ideal de gerir as finanças da empresa sem que o dono necessite gastar mais tempo estudando e executando essas tarefas.

A exemplo disso nós, equipe ContaMais, temos nos dedicado a apresentar esse serviço para nossos antigos e novos clientes para que ajudados, os empresários, possam desfrutar dos benefícios vindos da sua empresa, seja tendo mais tempo com sua família, dedicando-se a atividade que gosta de executar ou até mesmo obtendo lucros ainda maiores.

BPO Financeiro é seguro?

Conforme dito anteriormente delegar funções é sempre muito complicado. Seja através de um funcionário ou contratando uma empresa para realizar os serviços.

É bem comum as pessoas acharem que ninguém além delas mesmas poderia realizar um bom trabalho.

Inclusive essa é a desculpa que grande parte dos empresários utilizam para justificar o acúmulo de tarefas. Contudo, eles esquecem que não existe uma empresa grande e forte feita apenas de um indivíduo.

As pessoas competentes são as peças principais para uma boa gestão. Isso ocorre também quando você terceiriza uma atividade.

Empresas que são especializadas tem vivência no negócio e, geralmente, conseguem desenvolver soluções eficazes. Por isso, o BPO Financeiro pode ser seu aliado tanto no crescimento da sua empresa quanto no seu bem-estar pessoal.

Uma dúvida frequente dos empresários é em relação aos dados bancários e informações confidenciais da empresa. É importante ressaltar que no momento da contratação do serviço é feito um acesso secundário pelo empresário junto ao gerente do banco, possibilitando apenas a visualização do extrato bancário e agendamento de contas.

Dessa forma, a empresa terceirizada não está apta a autorizar pagamentos ou transferências. Essa tarefa continua sendo única e exclusiva do dono da empresa.

Tome cuidado com esses detalhes caso você decida contratar o serviço de BPO Financeiro. Empresas sérias e competentes JAMAIS terão sua senha de acesso.

Curtiu o conteúdo mas ficou com alguma dúvida? Gostou do assunto e quer sugerir novos temas?

Entre em contato conosco.

Equipe ContaMais.

ContaMaisContabilidade e Finanças